quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PROJETOS DE PESQUISA

1. Gerenciamentos do corpo e implicações para a atividade física e saúde: 

Na cultura somática contemporânea (ORTEGA, 2008), o corpo se torna um espaço de autoexploração do sujeito, transformando-o em um outro eu (alter ego) que pode ser constantemente aprimorado e modificado (LE BRETON, 2003). Os gerenciamentos do corpo podem compreender uma série de práticas e comportamentos, construídos conforme os valores e crenças dos sujeitos, inseridos em determinadas condições socioeconômicas e culturais, em dado tempo histórico. Neste projeto, objetiva-se investigar formas, lógicas e significados de gerenciamentos do corpo, como as atividades físicas e práticas associadas, na perspectiva de praticantes e de profissionais/professores de Educação Física. 


2. O professor de Educação Física e o envelhecimento: corpo, saúde e trabalho. 

Objetivos: Investigar os significados atribuídos ao envelhecimento, pelo professor de Educação Física, bem como as eventuais relações entre o processo de envelhecimento do professor e aspectos como corpo, saúde e trabalho. 


3. O corpo na contemporaneidade e o professor de Educação Física atuante em academias de ginástica. 

Objetivos: Investigar e discutir de que maneira os professores de EF atuantes em academias de ginástica lidam com o corpo na contemporaneidade, mais especificamente, com a valorização da estética. Além disso, pretende-se investigar as interfaces com a prática profissional. 


4. Panorama da produção científica em Educação Física no novo milênio 

Objetivos: investigar as características da produção científica dos cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu da área de Educação Física, especialmente em relação às tendências de pesquisa, abordagens metodológicas e temáticas. 


5. O professor de Educação Física Escolar e o corpo contemporâneo 

Objetivos: Investigar e discutir de que maneira os professores de Educação F­ísica Escolar concebem e trabalham o corpo, além de analisar os desdobramentos em suas práticas pedagógicas. 


6. Concepções de corpo de graduandos em Educação Física e implicações profissionais. 

Objetivos: Conhecer e discutir as concepções de corpo que os graduandos em Educação Física possuem, procurando investigar de que forma se relacionam à prática profissional. 


7. Corpo, Ditadura e formação de professores na Educação Física Brasileira. 

Objetivos: Investigar os discursos e as práticas relacionadas ao corpo durante o período da Ditadura Militar, especificamente no curso de formação de professores de Educação Física da EEFD/UFRJ.

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